A decisão da Ford de fechar suas fábricas e se tornar uma simples importadora foi motivada pela perda de incentivos fiscais na fábrica de Camaçari (BA). Ou foi a gota d”água. O plano de subsídios se encerrou em dezembro. O governo decidiu renová-los a partir de janeiro, mas cortou-os pela metade.

Apesar do anúncio do fim da produção de veículos no Brasil ter ocorrido há um ano, foi em outubro de 2019 que a montadora começou, de fato, a deixar o país. Foi quando a Ford decidiu que não fabricaria mais caminhões por aqui e fechou a unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP).

O anúncio de encerramento das atividades produtivas da Ford no Brasil, que completa um ano em 11 de janeiro, deixou rastro de desemprego, queda na produção industrial e baque em efeito cascata na economia de Camaçari.

Ano difícil. Lembrada como uma das “quatro grandes” no Brasil, a Ford teve um ano turbulento com o fim da produção nacional. Somando automóveis e comerciais leves, a marca emplacou apenas 37.778 unidades, ficando na 11a colocação no ranking da Fenabrave em 2021.

O Brasil não foi substituído pela Argentina. A Ford escolheu paralisar a produção de EcoSport e Ka aqui, mas não a removeu para outra planta em um país vizinho. Esses produtos deixarão de ser fabricados. Isso mostra que a montadora está passando por uma espécie de enxugamento de suas operações”, explica.


Qual foi o motivo do fechamento da Ford no Brasil?

A decisão da Ford de fechar suas fábricas e se tornar uma simples importadora foi motivada pela perda de incentivos fiscais na fábrica de Camaçari (BA). Ou foi a gota d”água. O plano de subsídios se encerrou em dezembro. O governo decidiu renová-los a partir de janeiro, mas cortou-os pela metade.

Porque o Ford Ka saiu de linha?

O Ford Ka não está mais entre nós: o modelo saiu de linha com o fechamento das fábricas da empresa no Brasil. Ainda existem unidades em estoque e, sim, existem razões para comprá-las, mesmo após o anúncio da montadora.

Quem comprou a fábrica da Ford no Brasil?

Dona da Jaguar Land Rover compra fábrica da Ford; saiba o que podemos esperar.

Quando a Mercedes-Benz saiu do Brasil?

No fim das contas, a Mercedes foi a única marca de luxo a encerrar a produção no Brasil. O anúncio foi feito no final de 2020, quando a montadora encerrou a produção na fábrica de Iracemápolis, no interior paulista. Inaugurada em março de 2016, a unidade era responsável por montar o SUV compacto GLA e o sedã Classe C.

O que aconteceu com a saída da Ford no Brasil?

Apesar do anúncio do fim da produção de veículos no Brasil ter ocorrido há um ano, foi em outubro de 2019 que a montadora começou, de fato, a deixar o país. Foi quando a Ford decidiu que não fabricaria mais caminhões por aqui e fechou a unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP).

Tem peça da Ford no Brasil?

Se precisar de peças de reposição ou manutenção, os motoristas podem continuar procurando as concessionárias da marca. O anúncio também gerou preocupação com o preço das peças dos veículos. A Ford informou que vai manter a fabricação de peças por alguns meses para ter estoque e atender os clientes no pós-venda.

Como está a Ford hoje?

No dia 11 de janeiro de 2021, a Ford anunciou o encerramento da produção de veículos no Brasil. Então, a multinacional operava uma fábrica de veículos de Camaçari (BA) e outra de motores e transmissões em Taubaté (SP), além da unidade de Horizonte (CE), que montava os jipes da marca Troller.

Quem vai assumir a fábrica da Ford?

Autoesporte ainda apurou que a BYD pode assumir as operações da antiga fábrica da Ford em Camaçari. Segundo o governo baiano, a BYD pretende implantar as fábricas a partir de junho de 2023. Duas delas devem ficar prontas em setembro de 2024, com a previsão de início das operações em outubro.

Quantas empresas deixaram o Brasil?

O movimento já vinha acontecendo desde 2020, ano em que perdemos 2.865 indústrias, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em julho passado.

Quando a Ford fechou na Bahia?

O anúncio de encerramento das atividades produtivas da Ford no Brasil, que completa um ano em 11 de janeiro, deixou rastro de desemprego, queda na produção industrial e baque em efeito cascata na economia de Camaçari.

Como fica a situação de quem tem um Ford no Brasil?

Ano difícil. Lembrada como uma das “quatro grandes” no Brasil, a Ford teve um ano turbulento com o fim da produção nacional. Somando automóveis e comerciais leves, a marca emplacou apenas 37.778 unidades, ficando na 11a colocação no ranking da Fenabrave em 2021.

Onde a Ford fechou no mundo?

No mesmo ano em fechou suas fábricas no Brasil, a Ford anunciou que vai encerrar as operações de suas linhas de produção na Índia. A decisão terá consequências não somente para o segundo maior mercado asiático, mas também para Argentina, México, Canadá e Estados Unidos – países para onde o EcoSport era exportado.

Por que a Ford não vai mais fabricar carros no Brasil?

Adeus, Brasil O fim da produção da Ford foi mais um indício do processo de desindustrialização que se iniciou no Brasil. Além da fabricante norte-americana, a Mercedes-Benz parou de fabricar automóveis em Iracemápolis (SP) no final de 2020. Fora do segmento automotivo, Sony e LG também deixaram de produzir.

Por que a Ford continua na Argentina?

O Brasil não foi substituído pela Argentina. A Ford escolheu paralisar a produção de EcoSport e Ka aqui, mas não a removeu para outra planta em um país vizinho. Esses produtos deixarão de ser fabricados. Isso mostra que a montadora está passando por uma espécie de enxugamento de suas operações”, explica.

Por que Ford odiava os sindicatos?

Melhor que qualquer outro. Apesar de seu esforço pela melhoria de vida dos trabalhadores, Henry era contra os sindicatos — achava que eram muito influenciados por alguns líderes, cujas ideias não raro mais prejudicavam que ajudavam os trabalhadores.

Última Atualização: 27/12/2022