RespondedorRespondedor

Qual é o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda?

A Declaração de Imposto de Renda 2021 deve ser feita entre 1 de março e 30 de abril. No entanto, aqueles que tiverem a obrigação de declarar devem apresentar a documentação antes: no dia 28 de fevereiro para os contadores; e até o dia 31 de março para contribuintes pessoa física cuja renda inclua prêmios de loteria. A entrega da declaração pode ser feita de forma presencial em uma agência da Receita Federal ou de maneira virtual por meio do programa gerador da declaração (PGD).

Até que data devo enviar a Declaração de Imposto de Renda?

A data limite de envio da Declaração de Imposto de Renda varia de acordo com o mês de nascimento do contribuinte. Por isso, recomenda-se que os contribuintes informem anualmente a sua data de nascimento no portal da Receita Federal. De forma geral, a entrega da declaração deve ser feita entre os meses de março e abril. Contribuintes com mais de 65 anos podem fazê-lo até o último dia do mês de junho. É importante observar que, todos os anos, a Receita Federal publica a data em que é preciso entregar a declaração de imposto de renda.

Quando é o vencimento final para a entrega da Declaração de Imposto de Renda?

O vencimento final para a entrega da Declaração de Imposto de Renda é no dia 30 de abril desse ano. Até esta data, é necessário apresentar a declaração completa ao órgão competente, ou seja, à Receita Federal. Assim, a Declaração deve ser preenchida e atualizada com as informações dos rendimentos obtidos durante o ano de 2020. Esta também é a data limite para o pagamento dos impostos devidos em relação ao mesmo ano. Por isso, é importante ficar ligado nas datas para não perder todos os bônus e descontos.

Qual é o limite máximo para o envio da Declaração de Imposto de Renda?

O limite máximo para o envio da Declaração de Imposto de Renda é o último dia útil do mês de abril, pois é o prazo estabelecido para cumprir com as obrigações tributárias e de preenchimento da declaração. Essa data é chamada de “data limite” para a entrega do documento. Contribuintes que deixarem de enviar a Declaração de Imposto de Renda no prazo, ou por outro lado entregarem o formulário com informações divergentes ou incorretas, podem ter algumas multas.

É possível entregar a Declaração de Imposto de Renda com atraso?

Sim, é possível entregar a Declaração de Imposto de Renda com atraso. No entanto, o contribuinte deverá realizar o pagamento da multa pelo atraso e caso tenha imposto devido, ele deverá efetuar o pagamento imediato das devidas obrigações. Caso contrário, o contribuinte ainda estará sujeito a punições aplicadas pela Receita Federal. A multa aplicada será de 1% ao mês do imposto devido, calculado a partir da data de vencimento e limitado a 20% do montante total devido.

Quais as consequências de não entregar a Declaração de Imposto de Renda no prazo estipulado?

Não entregar a Declaração de Imposto de Renda (DIR) no prazo estipulado acarreta uma série de consequências desagradáveis para o contribuinte, além de resultar em problemas para a Receita Federal dos Brasil (RFB). Os contribuintes que não entregam sua declaração de imposto dentro do prazo estabelecido, ficam sujeitos a multas e juros, que são calculados a partir da data de vencimento do imposto.