Os e-sports surgiram há várias décadas antes do que muitas pessoas pensam. O jogo Olympics vídeo de seis anos de idade, lançado em 1972 pelo Atari, é creditado como o primeiro jogo de eSports. Isso levou à criação de vários torneios nas comunidades locais de jogos, onde os jogadores competiam entre si. O torneio Space Invaders Championship de 1980 foz o primeiro torneio realmente reconhecido publicamente. Em 1999, o torneio Cyberathlete Professional League (CPL), criado pelo megaevento texano “FRAG” e sendo nesse ano oficialmente reconhecido como o primeiro grande torneio de eSports.
Quais eram as primeiras competições e-sports?
As primeiras competições e-Sports apareceram na década de 1990, durante o ano de 1990 foi realizado o Space Invaders. Este evento foi o primeiro evento de videogames de grande porte, e foi realizado nos Estados Unidos. Eventos de jogos como Spacewar e Street Fighter contribuíram para o desenvolvimento das competições e-Sports nos anos seguintes. No ano de 1997 foi realizada a primeira edição do Cyberathlon, em Tóquio, Japão. Nesta competição, os participantes competiam em jogos como Street Fighter II e Virtua Fighter.
Como as e-sports se tornaram populares mundialmente?
As e-sports se tornaram um fenômeno de proporções globais devido a sua capacidade de oferecer entretenimento de qualidade para o público de diversos países, bem como ocasião de disputa saudável entre jogadores. A influência massiva das plataformas digitais, como Twitch e YouTube, forneceu às pessoas um meio para assistir shows, assim como para divulgar, promover e financiar vários torneios.
Quando as primeiras ligas de jogos eletrônicos surgiram?
Major Ligas Esportivas eletrônicas (MLG) surgiu em 2002, quando os proprietários da empresa, Mike Sepso e Sundance DiGiovanni, decidiram organizar um torneio de jogo e disseminar conhecimento sobre os jogos eletrônicos. Eles realmente começaram a melhorar o desempenho das partidas de jogos e a atração de fãs e jogadores. O torneio estimulava mais jogadores e torcidas a atravessar regiões geográficas e interesses culturais. Isso provou ser o formato certo para o crescimento da liga.
Quais são alguns dos jogos mais emblemáticos da história dos e-sports?
Os jogos mais emblemáticos da história dos e-Sports são, sem dúvidas, Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Dota 2, Hearthstone, Street Fighter, Super Smash Bros, Overwatch, Call of Duty, Starcraft II e Fortnite. Estes jogos foram importantes para o crescimento da indústria dos e-Sports, tendo desenvolvido a cultura e trazido o retorno de jogadores e torneios.
Quem são considerados os pioneiros dos e-sports?
Os pioneiros dos e-sports são os originadores da experiência de competição eletrônica. Eles são os jogadores, desenvolvedores de software, empresas, equipes organizadas e empresas de streaming que não só ajudaram a desenvolver os jogos, mas também desenvolveram os mecanismos, prêmios e recursos necessários para criar a competição e o setor em si. Com o lançamento do Primeiro DirectX e mais tarde o Unreal Engine pela Epic Games, encontrou-se uma plataforma sólida para o desenvolvimento de jogos em 3D, cada vez mais maduros.