Além de muito atrativas, as cores dos alimentos indicam os nutrientes, vitaminas e minerais que os compõem. Adicioná-los na dieta pode trazer vários benefícios para o seu organismo.

O licopeno e as antocianinas são os principais compostos que conferem aos alimentos o tom que vai de vermelho-vivo a vermelho-escuro. O licopeno é um pigmento com ação antioxidante e anti-inflamatória encontrado principalmente no tomate e na melancia.

Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma. Roseli indica também para quem precisa cicatrizar alguma ferida ou acnes.

Depois conte pra gente como ficou! *Existem 5 cores fundamentais que devem estar presentes nas suas refeições: verde, laranja, vermelho, roxo e branco. Cada grupo com suas características principais, juntos eles criam um prato harmonioso e nutritivo.

Provavelmente já deve ter ouvido falar da importância de montar um prato colorido nas refeições. Essa é uma das principais regras de uma alimentação saudável: quanto mais colorido, melhor! Um prato cheio de cores representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais.


Qual a importância das cores dos alimentos?

Além de muito atrativas, as cores dos alimentos indicam os nutrientes, vitaminas e minerais que os compõem. Adicioná-los na dieta pode trazer vários benefícios para o seu organismo.

Qual é o significado das cores dos alimentos?

“O laranja é a cor do sabor, os empanados e as frituras são de cor laranja, enquanto o marrom é a cor dos alimentos de sabor forte e calóricos, como o chocolate, os caramelos etc. Já a cor verde é a cor da saúde, do frescor, simbolizando as verduras e os vegetais”, conta Cláudia.

Quanto mais cores mais nutrientes?

Mais cores significa mais variedade de nutrientes A grande variedade de cores no seu prato também tem um significado muito importante para sua saúde: ela revela o alto valor nutricional da refeição que você vai fazer. Por isso, quanto mais cores, mais tipos de nutrientes você estará ingerindo naquele prato.

Quantas cores deve ter um prato saudável?

Depois conte pra gente como ficou! *Existem 5 cores fundamentais que devem estar presentes nas suas refeições: verde, laranja, vermelho, roxo e branco. Cada grupo com suas características principais, juntos eles criam um prato harmonioso e nutritivo.

Quanto mais colorido o prato mais saudável?

Provavelmente já deve ter ouvido falar da importância de montar um prato colorido nas refeições. Essa é uma das principais regras de uma alimentação saudável: quanto mais colorido, melhor! Um prato cheio de cores representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais.

Qual a importância de comer um prato colorido?

Um prato cheio de cores representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Ou seja, se temos uma alimentação pouco colorida ou monocromática, acabamos consumindo sempre os mesmos nutrientes.

Qual é a influência das cores na alimentação?

A cor cria uma expectativa para um sabor específico e pode prever os níveis de calorias e lipídios de um alimento, ajudando na decisão de consumi-lo ou não. Esses fatores são evidências de que a cor de um alimento (e sua embalagem) influencia a escolha alimentar de humanos e não humanos.

Quais os benefícios das cores dos alimentos?

Segundo a nutricionista Carla Oliveira, as cores dos alimentos podem ser uma ótima referência para preparar refeições balanceadas. Carla explica que, quanto maior a variedade de cores que um “prato” possui, maior a quantidade de nutrientes estaremos ingerindo.

Qual a importância das cores das frutas?

Os pigmentos que dão a cor amarela ou laranja às frutas e vegetais são os carotenoides, que colaboram para melhorar o sistema imunológico e para reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer e problemas de vista. O betacaroteno é um carotenoide que utiliza o organismo para criar a vitamina A.

Qual é a cor da cura?

Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma. Roseli indica também para quem precisa cicatrizar alguma ferida ou acnes.

Como os alimentos são coloridos?

O licopeno e as antocianinas são os principais compostos que conferem aos alimentos o tom que vai de vermelho-vivo a vermelho-escuro. O licopeno é um pigmento com ação antioxidante e anti-inflamatória encontrado principalmente no tomate e na melancia.

Última Atualização: 24/12/2022